quarta-feira, 16 de maio de 2012

QUATRO DICAS PARA JUVENTUDE DO SÉCULO XXI




1° Respeite sua Liderança:
No livro de I Reis 2.1 e 2, o Rei Davi deu ordem ao seu filho Salomão sobre como deveria proceder sendo Rei de Israel, se analisarmos todo texto, veremos que “praticamente” Salomão fez com Davi mandou, e obteve muitos sucessos em seu reinado.
Quando somos admoestados pelos nossos: pastores, diáconos, líderes de juventudes e pais... Não significa que querem nosso mal, mas que desejam nos ver além deles, se Salomão não ouvisse o Rei Davi, certamente quebraria a cara, isso de fato aconteceu quando fez diferente. Este texto mostra que não vencer na vida é justamente quando fazemos diferente do que nossos líderes falam, se Deus lhe deu uma liderança, significa que você deve respeitá-la. Antes de ser Rei, Davi poderia exterminar o Rei Saul (isso porque Davi estava na fila, pois já tinha sido ungido Rei perante Deus) I Samuel: 24.6 “ Deus que me guarde que eu faça mal ao meu Senhor”. Davi sabia que se Deus colocou Saul com Reis, Deus mesmo o tiraria, Davi não queria influenciar nos planos de Deus.
Para encerrar este tópico, quero que você analise JUÍZES: 7. Particularmente, eu nunca vi um pregador falar bem dos 31.700 medrosos, covardes e apressados que deixaram Gideão e o povo de Israel, mas eu consegui enxergar uma coisa boa que eles fizeram.
NÃO FICARAM PARA ATRAPALHAR. Seja questionador, mas seja prudente, pois a vitória pode ser alcançada até quando recuamos.

2° Chega de Improviso.

Uma coisa muito curiosa aparece no texto de Gênesis 22 quando Deus manda Abrão sacrificar Isaque. Abraão preparou o jumento, levou dois de seus servos com ele, e também levou lenha para o sacrifício, podemos ver no versículo 4, que Abraão e todos que estavam com ele, demoraram três dias para chegar no local que Deus tinha determinado o sacrifício, acredito que no caminho, ele poderia encontrar lenha para sacrificar seu filho. PODERIA? Esta é a pergunta. Abraão não quis contar com improvisos, nada naquele momento poderia impedi-lo de adorar a Deus. Você tem improvisado para adorar a Deus? Tem feito de sua adoração uma roleta russa? É claro que a nossa adoração a Deus não pode ser mecânica ou maquiada, porem quando Deus exigir algo de você, procure se preparar , justamente para que seu trabalho para Ele, não seja relaxado, a ponto de fracassar.

3° Seja Decisivo.

O profeta Daniel quando jovem, foi levado cativo para Babilônia por volta do século 605 A.C. juntamente com ele outros jovens com muitas qualidades.
Quando Daniel chegou no palácio do Rei Nabucodonosor, ele recebeu ordens de que deveria se alimentar do manjar e do vinho que o Rei bebia. Este é o momento de que vemos quem é quem, justamente esta é a prova de que nós somos submetidos. Daniel 1.8 “Daniel assentou no seu coração..” Preste bastante atenção no que foi falado, não foi porque seus amigos falaram e nem por causa de uma lavagem cerebral que fizeram nele quando saiu de Judá. Daniel assentou no seu coração, é algo que veio dele, veio de dentro, estava enraizado, era prazer dele andar na contra mão do mundo, e andar na mão de Deus. Está diante dos nosso olhos a história de um “Adolescente / Jovem” que não comungou com a lei do Rei Nabucodonosor, e que não mediu esforços para seguir aquilo que acreditava, ele foi categórico nos seus argumentos, e decisivo nas sua atitudes. Isto significa, que temos que ser decisivos com as coisas de Deus, não podemos nos elevar pelo que os escarnecedores falam não podemos admitir que nossas vontades estejam acima de Deus, mas sim que nossas decisões estejam pautadas como servos íntegros que andam pelo vale da sobra da morte, mas tendo a certeza que Deus está com eles.

4° Quem Reconhece Seu Trabalho é Deus.

Deus não queria que Saul fosse mais Rei de Israel, portanto falou a Samuel: “ Até quando terás pena de Saul havendo eu rejeitado” I Samuel: 16.1. Naquele momento Deus estava a procura de alguém segundo o seu coração, alguém que fosse capaz de conduzir seu povo.
Ao chegar na casa de Jessé o belemita, até Samuel se enganou quando viu Eliabe: “ Certamente está perante o Senhor o seu ungido” Deus falou que não via igual o homem, pois o homem olha por fora, mas Deus o coração. E assim foram com todos que estavam em casa.
Quando Samuel disse: “acabaram-se seus filhos?” I Samuel: 16.11. entenda com isso que apenas um ungido do senhor está pronto para o combate, apenas Davi está trabalhando, pois todos os outros estavam em casa em casa fazendo sei lá o que, Deus quando chama seus servos, Ele observa aquilo que você faz, e não o que você é, não imporá sua raça, aparência ou classe social ele que ver o que você está fazendo para o crescimento do Reino Dele.
Você deve está perguntado. “Como o menos, o menosprezado, o pastor de ovelhas teria chances contra homens fortes e Guerreiros como seus três irmãos mais velhos? Pastor de ovelhas era uma profissão de terceira categoria, ser guerreiro era uma profissão de elite. Engano para os que pensam ser Pastor de ovelhas uma profissão de terceira categoria. Vamos para as qualidades de um pastor de ovelhas: CUIDADOSO: justamente para tratar bem de suas ovelhas. VOZ DE COMANDO: As ovelhas ouviam somente a sua voz, ao seu comando elas obedeciam. CORAJOSO: Quando aparecesse um urso ou um Leão querendo tragar as ovelhas, Davi Logo atacava o Urso e o Leão, justamente para salvá-las, I Samuel 17.34 e 35. HABILIDOSO E FORTE: Se a ovelha caísse num buraco, ou entre as pedras, ele tinha habilidade para pegá-la, e se a ovelha estivesse machucada, ele certamente a levaria em seu braços.
Eu poderia falar outras qualidade que Davi tinha para ser Rei, pois Samuel, Jessé, Saul, Abner e outros não enxergaram, Davi não precisou ser reconhecido pelos homens, porque Deus já tinha o reconhecido, e quando Deus reconhecer você, certamente será contigo por onde quer que andares.
Para terminar, quero falar apenas mais uma qualidade de Davi, talvez a mais importante: DISCERNIMENTO ESPIRITUAL: Enquanto todos viam uma coisa (o tamanho de Golias) Davi via outra coisa, ao invés de confiar na sua força, Davi transferiu sua luta para Deus, se fizesse igual aos demais, certamente ficaria com medo. I Samuel 17.26 “quem é este incircunciso para afrontar o Deus vivo?”
Nunca acredite na sua força, tenha a certeza de que Deus é quem peleja por nós, não busque glórias, pois a glória não é minha e nem sua, mas de Deus.

Publicado no Jornal Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário